Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

[AC] Um combate angélico

O site do Apostolado Coragem está divulgando o trabalho de Angelic Warfare Confraternity (Confraria do Combate Angélico). Segundo informações do site da confraria (aqui):
A Confraria do combate angélico é o companheirismo sobrenatural de homens e mulheres ligados uns aos outros pelo amor e dedicados juntos à busca e promoção da castidade sob o poderoso patronato de São Tomás de Aquino e da Bem-Aventurada Virgem Maria. A Confraria é um apostolado oficial da ordem dominicana.

Essa confraria é reconhecida oficialmente pela Santa Igreja.


No site, encontram-se várias informações sobre a Confraria , seu sentido, e sobre como participar dela.

Por que esta Confraria é chamada de "Combate Angélico"? 
É chamada assim em honra de Santo Tomás, que foi cingido pelos anjos. Mas o nome é também apropriado porque a busca da castidade é, com frequência, uma dura batalha contra o mundo, a carne e o mal. O mundo, a carne e o mal, todos eles, trabalham juntos para destruir a castidade. O Espírito Santo, os bons anjos e a Confraria trabalham juntos para edificar a castidade. 
Quando a Confraria foi fundada? 
A confraria começou a crescer em diferentes partes da Europa nos anos de 1400 e foi fundada oficialmente para toda a Igreja em 1727, pelo Papa Bento XII. É uma das antigas confrarias da Ordem Dominicana. 
Houve santos e beatos que pertenceram a esta Confraria? 
Vários santos e beatos, como São Luíz Gonzaga, Beato Pier Giorgio Frassati, Beata Columba de Rieti e Beata Estefânia Quinzani (que promoveu ativamente a Confraria entre as mulheres), pertenceram a esta Confraria. 
Neste combate, quais são as três práticas essenciais da Confraria? 
As três práticas essenciais são: 
(1) Alistamento e registro. Na cerimônia de alistamento, um padre dominicano confere a benção a um cordão e a uma medalha de Santo Tomás de Aquino, e a pessoa os usará. O nome da pessoa alistada e o lugar da cerimônia vão para o registro oficial. 
(2) Usar o cordão abençoado de Santo Tomás ou a medalha abençoada de São Tomás (ou ambos) continuamente tanto quanto puder, pelo resto da vida. 
(3) Orações diárias pela pureza sua e de todos os membros da Confraria. As orações diárias consistem em duas preces pela castidade e quinze Ave Maria. 

As duas preces pela castidade são:

Oração a São Tomás pedindo a pureza

Escolhido lírio de inocência, puro Santo Tomás,
que guardou casto a veste batismal
e tornou-se um anjo na carne depois de ser cingido por dois anjos,
peço-te que me confie a Jesus, o Cordeiro Imaculado,
e a Maria, a Rainha dos Virgens.
Gentil protetor de minha pureza, peça-lhes que eu,
que visto este santo sinal da tua vitória sobre a carne,
possa também partilhar da tua pureza
e, depois de imitar-te na terra,
que eu possa, por fim, vir a ser coroado contigo entre os anjos. Amém. 


Oração de São Tomás pela pureza



Querido Jesus,
Sei que todo dom perfeito,
especialmente o da castidade,
depende do poder da Vossa providência.
Sem Vós, uma mera criatura nada pode fazer.
Logo, imploro-Vos que defendais pela Vossa graça
a castidade e a pureza do meu corpo e da minha alma.
Se eu tiver sentido ou imaginado qualquer coisa
que possa macular minhas castidade e pureza,
apagai isso, Supremo Senhor das minhas potências,
para que eu possa avançar com coração puro no Vosso amor e serviço,
ofertando-me no mais puro altar da Vossa divindade
todos os dias da minha vida. Amém.

Mais informações: http://www.angelicwarfare.org/

2 comentários:

  1. "A Cruz sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos".

    ResponderExcluir
  2. O verdadeiro amor

    "Como o amor atrai amor, quem conhece o amor divino sublima o próprio afeto e desejo, procurando amar o que Deus ama e desprezar o que Deus despreza. Ao entender que Deus ama imensamente nossa humanidade, a pessoa passa a preocupar-se com a salvação do próximo numa forma que parece insaciável. Começa odiando os vícios e o pecado, porque eles não são dom divino. Igualmente começa a amar a presença de Deus nas pessoas, para a glória do Senhor. Deixa de ser negligente, torna-se zeloso. Perde o apego ao próprio corpo e aceitaria mil vezes morrer, se fosse necessário. Liberta-se da cegueira espiritual, ilumina-se. Afasta a nuvem do egoísmo e recebe o sol do amor divino, o sol da mais ardente caridade, que afasta a ignorância. E tudo isso é fruto do sangue!"

    :)

    Santa Catarina de Sena

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.