Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2022

[Esp] São Bento e a vitória sobre a tentação impura

 

A auto-mortificação de São Bento


SÃO BENTO E A VITÓRIA
SOBRE A TENTAÇÃO DA CARNE
.

 

Certa vez, quando estava só, apareceu-lhe o tentador: uma dessas avezinhas pretas, conhecidas vulgarmente pelo nome de melro, começou a esvoaçar em torno do seu rosto e a chegar importunamente tão perto que o santo homem, se o quisesse, a poderia apanhar com a mão. Em vez disto, fez o sinal da cruz, e o pássaro afastou-se. Desaparecida, porém, a ave, seguiu-se-lhe grande tentação carnal, qual nunca o santo experimentara. Conhecera outrora certa mulher, que o espírito maligno lhe fazia por essa ocasião voltar aos olhos do espírito, inflamando de tal modo o coração do servo de Deus a lembrança de sua formosura, que seu peito mal podia conter as chamas do amor, e que quase pensava em abandonar o deserto, vencido pela paixão. Mas eis que de repente foi contemplado pela graça celeste, e voltou a si; vendo, então, ao lado de si crescerem densas moitas de urtigas e espinhos, atirou-se, despido, a essas pontas e a essas chamas, onde se revolveu por tanto tempo, que, ao sair, estava ferido por todo o corpo. Assim expulsou do corpo, pelas feridas da carne, a chaga do espírito: convertera em dor a volúpia. Ardendo por fora em justa punição, apagou o que por dentro ilicitamente queimava. Venceu, pois, o pecado, porque transformou a natureza do incêndio. E a partir dessa época, como ele mesmo dizia aos discípulos, foi nele a tal ponto subjugada a tentação da volúpia que nunca mais a sentiu.

(Vida e Milagres de São Bento, de autoria de São Gregório Magno, Papa)


* * *


A Igreja nos apresenta o calendário litúrgico não para que para ele olhemos placidamente e peçamos bens materiais aos santos cujas festas são comemoradas em dias específicos. Os santos nos são colocados como modelos a serem seguidos, cabendo a nós vermos em seus exemplos as virtudes que devemos praticar em nossas vidas, afastando-nos dos ídolos (celebridades) apresentados pelo mundo.

Hoje é festa de São Bento, e diante desse mundo tão sexualizado no qual vivemos, vem seu ensinamento de como lidar com as tentações da carne. Como dizia São Domingos Sávio: “Antes morrer do que pecar”. É necessário sermos violentos contra as tentações impuras, o que não implica em sempre que elas aparecerem procurar uma roseira cheia de espinhos e se jogar nela. O exemplo de São Bento é: inclua mortificações em sua vida! Fuja das ocasiões de pecado! Somos muito acostumados com o conforto, e qualquer sacrifício é evitado. No entanto, sabemos muito bem que não há salvação ou santidade sem cruz.

Coragem!


2 comentários:

  1. São Bento, rogai por nós!
    Excelente artigo!
    Me fez pensar o quanto tomar atitudes e ter iniciativas são necessárias para alcançar o equilíbrio que santos como São Bento tiveram! A Cruz Sagrada seja a minha luz!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.