Páginas

domingo, 13 de novembro de 2022

[AC] Maria Madalena escolhida como patrona das mulheres do Courage

 

Maria Madalena aos pés da Cruz,
Matthijs Wulfraet, 1690.
Museu Nacional de Varsóvia

Mulheres do Courage elegem Santa Patrona

 

por Julie A., em nome das mulheres do Courage

 

Como vocês sabem, os santos patronos do apostolado EnCourage são Santa Mônica e Santo Agostinho, e os santos patronos do apostolado Courage são São Carlos Lwanga e seus companheiros mártires. Enquanto mulheres do Courage, amamos e veneramos esses santos, mas ficamos muito emocionadas quando fomos convidadas a escolher uma patrona para as mulheres do Apostolado, já que temos regularmente encontros e retiros só para mulheres.

 

A conversa se iniciou em julho, durante a Conferência Anual do Courage e EnCourage. Abriu-se o diálogo e iniciou-se uma conversa alegre e animada na qual começamos a falar das virtudes que admiramos e dos desafios que compartilhamos com cada uma das santas que nos propunham. Surpreendeu-me o entusiasmo e carinho que o grupo demonstrou por cada uma das santas mencionadas. Deste amistoso debate emergiram três santas, dentre as quais escolheríamos uma por votação.

 

Santa Joana d'Arc parecia uma escolha óbvia por causa de sua força interior e fidelidade obstinada. Santa Catarina de Sena também foi proposta porque trabalhou incansavelmente, em meio a tempos turbulentos da Igreja, para devolver o Papa a Roma e por causa de seu título de Doutora da Igreja. No entanto, após conversas na conferência e consulta com as mulheres da comunidade online, escolhemos Santa Maria Madalena como nossa patrona. Encanta-nos o fato de que ela estava aos pés da cruz e que ela foi a primeira pessoa a quem Jesus apareceu após Sua ressurreição. Embora não associemos o fato de Santa Maria Madalena ter sido curada de sete demônios com a atração pelo mesmo sexo, todas nós viemos ao Senhor para receber Sua cura e misericórdia.  Seu relacionamento especialmente próximo com Jesus é o que queremos imitar.

 

Muitas de nós adotamos pessoalmente uma santa patrona para nos ajudar a combater o isolamento que podemos enfrentar como Mulheres do Courage. E continuaremos desfrutando e confiando na grande comunhão dos santos. Contudo, ter uma santa em particular, Santa Maria Madalena, unifica-nos e fortalece-nos como irmãs em Cristo.

 

Santa Maria Madalena, rogai por nós!

 

[Fonte: Boletim Courage e EnCourage, Outubro 2022]

 



Um comentário:

  1. Que linda escolha! Me emocionou o lembrar dela aos pés da cruz e o fato de ter visto Jesus ressuscitado! Que ela rogue e interceda por cada uma de vocês, mulheres de coragem!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.