Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Retiro Courage Brasil - 2019

RETIRO ANUAL 2019

COURAGE BRASIL





Caríssimos irmãos,


O Courage Brasil tem realizado, sendo este o sétimo ano, um retiro de silêncio nos moldes dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola. O retiro é um momento de escuta de Deus, de revisão de vida, de confissão geral e de renovar os propósitos na busca de uma vida de santidade e castidade, bem como de luta com a AMS (atração pelo mesmo sexo).

“(...) Assim como passear, caminhar e correr são exercícios corporais, também se chamam exercícios espirituais os diferentes modos de a pessoa se preparar e dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas, e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na disposição da sua vida para o bem da mesma pessoa.” (Santo Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, 1ª anotação).

Este ano, nosso retiro para homens será realizado entre os dias 20 a 23 de junho de 2019, sendo o dia 20 de junho feriado de Corpus Christi. Ele irá das 16h00 do dia 20, quinta-feira, até o almoço de confraternização do domingo, dia 23 de junho. O preço do retiro será de R$ 415,00, aí incluída hospedagem completa, com quarto privativo com banho (roupa de cama e toalhas incluídas), todas as refeições, transporte, ida e volta de um local da cidade de São Paulo (a um quarteirão de estação de metrô), a ser informado posteriormente à inscrição, até o local do retiro.


Durante o retiro, que será realizado em uma casa de retiros em uma cidade da Grande São Paulo, haverá tempo para conversas com o padre pregador, com os padres presentes e com os conselheiros do apostolado. Por ser um retiro de silêncio, pede-se que as pessoas se abstenham do uso de celular e computadores, para ouvirem apenas aquele que deve ser ouvido: Deus. 

As inscrições começarão em abril de 2019, e pedimos ao interessados que nos contatem até o fim do mês de maio pelo e-mail: retiro@couragebrasil.com.

Perguntas comuns:

O que devo levar? Roupa para três a quatro dias (pode fazer um pouco de frio), artigos para higiene pessoal, Sagrada Escritura, um livro dos Exercícios Espirituais (caso não tenha será fornecido no local, sem custos), material para anotações, terço. A casa de retiros dispõe de uma loja, na qual podem ser adquiridos produtos confeccionados no local (pães, geléias, doces, bolos, etc.) para aqueles que estiverem interessados.

Qual é o endereço da casa de retiros? A casa de retiros fica na Grande São Paulo. Em razão da confidencialidade dos participantes, apenas revelamos o local quando saímos de São Paulo, ou, se houver real necessidade, por e-mail.

Como devo fazer o pagamento do valor do retiro? O retiro deverá ser pago mediante depósito bancário, em conta a ser divulgada.

Qual o tema do retiro? O retiro é de silêncio e seguirá os moldes dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, que é o tipo de retiro mais recomendado pela Igreja. O tema é sempre a conversão, e há pregações feitas por um sacerdote, seguidas de meditações particulares. Haverá tempo de sobra para aconselhamento e confissão, seja com o padre pregador, com os padres presentes ou com os conselheiros do Courage.


Quais são os horários de saída e de retorno a São Paulo? Sairemos às 14h00 na quinta-feira, de uma estação central do metrô de São Paulo. Na quinta-feira, que é dia de guarda, teremos Missa na casa de retiros. No domingo, almoçaremos e retornamos a São Paulo, saindo da casa de retiros por volta das 14h00 também.

Posso ir de carro? Sim, se você quiser pode ir de carro ao local do retiro. Basta nos escrever informando que forneceremos o endereço e mapa.

Há algum requisito para fazer o retiro? O retiro é apenas para homens com atração pelo mesmo sexo (AMS) ou atração por ambos os sexos (AAS), com mais de 18 anos, que tenham um sincero desejo de conversão e de viver em castidade. Não é para curiosos, não é para pessoas que queiram entabular discussões diversas daquilo que ensina a Igreja Católica sobre a AMS (atração pelo mesmo sexo). Também não é um retiro de "reparação" sexual. Essa a razão de solicitarmos alguns dados antes de fazermos sua inscrição.

A confidencialidade do lugar e das pessoas que participarão são garantidas a todos.

As vagas são limitadas! Inscreva-se logo para conseguir a sua! Contamos com sua presença!

Seus irmãos em Cristo,



COURAGE BRASIL
O setor brasileiro do Courage



No silêncio e sossego é que a alma devota adianta-se na perfeição”. 
(Imitação de Cristo, 1. 1, c. 20, 6).

8 comentários:

  1. É uma pena que tenham escolhido essa data, pois impedi que clérigos e seminaristas possam participar. Quem sabe, nos próximos anos, pensem em um ferido civil ou em época de férias. Mesmo assim, louvo a Deus pela iniciativa desse retiro tão necessário para a nossa Igreja e para toda sociedade.
    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolhemos essa data por ser um feriado prolongado, o que nos proporciona mais tempo para o retiro. Por isso, até, que o retiro começa à tarde, para que pessoas que tenham atividades na parte da manhã no dia de Corpus Christi possam vir. Mas entendemos o comentário. Se Deus quiser, nossa intenção é que cada célula possa promover, daqui a algum tempo, um retiro regional que possa atrair mais pessoas da própria região, já que muitos não tem condições de vir até São Paulo. Confiamos na Providência de que logo isso será possível. Salve Maria!

      Excluir
  2. Como podemos nos tornar uma célula da Courage? Tem algum email específico ou telefone para conversarmos? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria!
    Que bom estar se estendendo essa pastoral/movimento em todo Brasil. Gostaria muito de ter um acompanhamento e participar dos retiros.

    ResponderExcluir
  4. “No silêncio e sossego é que a alma devota adianta-se na perfeição”.

    Maravilhosa essa frase da Imitação de Cristo que vcs citaram!!! Isso diz muito sobre o aperfeiçoamento do ser humano e cura e libertação de feridas e das mais variadas fraquezas: AMS, medos, orgulho, traumas, preguiça, murmuração, desamor, etc. Muitas vezes procuramos fora o que na verdade está dentro ;)

    ResponderExcluir
  5. Como se daria a "implantação do Courage" em outras cidades do Brasil? Dependendo dos "requisitos", poderia tentar abraçar esta missão. Deus abençoe o trabalho de vocês! De uma importância indescritível!

    ResponderExcluir
  6. Há possibilidade da realização de um retiro em Brasília!

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja DEUS! Que Santo Inácio de Loyola interceda ao SENHOR por todos nós!

    ***

    Realmente é o que nos deixou afirmado - e podemos experimentar isto no Apostolado - o Santo Padre, o Papa São João Paulo II: "O COURAGE está fazendo o trabalho de DEUS".

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.