Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2023

[Esp] Considerações para o último dia do ano

 


CONSIDERAÇÕES PARA

O FIM DE ANO


1.º Devemos felicitar-nos, com um grande sentimento de reconhecimento, pelos favores que Deus nos concedeu durante o ano que finda, por tantos benefícios na ordem da natureza e na ordem da graça: na ordem da natureza, conservou-nos a vida, preservou-nos de inumeráveis perigos, proveu a todas as nossas necessidades enquanto que não tratou tão favoravelmente milhares de pessoas; na ordem da graça, quantos Sacramentos, quantos ensinos, quantos exemplos, quantas santas inspirações, que não concedeu a muitas outras! Louvemos a Deus por todos estes benefícios! Te Deum laudamus.

2.° Devemos deplorar ter abusado de tantas graças, desperdiçado e empregado mal tantos instantes, contemporizado tanto com os nossos defeitos, deixando sem fruto tantos meios de salvação: que matéria para a contrição! Ó Deus, compadecei-Vos de nós! Miserere mei, Deus.

3.° Devemos refletir seriamente. Que me resta do ano que está a findar? Resta-me uma grata e consoladora, lembrança dos cuidados que me custou o bem que fiz; os cuidados passaram, a grata lembrança persiste. Resta-me uma amarga lembrança dos prazeres que experimentei na minha vida efeminada e sensual; os prazeres passaram, a amarga lembrança persiste. Resta-me o bem e o mal que fiz, destinados a ser postos na balança da justiça divina, um na bacia das recompensas, outro na bacia dos castigos. Qual prevalecerá? Se continuo a viver no ano novo do mesmo modo que no antigo, posso eu esperar o céu ao cabo da minha peregrinação? É vivendo assim que os santos se salvaram? Justo Deus, compreendo que urge que eu mude de vida! Acabou-se, converto-me! Dixit: Nunc caepi (Sl 76, 10).

(Meditações para todos os dias do ano, Padre Hamon)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.