Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

[Esp] XXI Domingo do Tempo Comum: quem sou de verdade?

 

COMENTÁRIO AO EVANGELHO DO

XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM:

 

Evangelho do Dia


QUEM SOU DE VERDADE?


São Mateus, 16, 13-20

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”  Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.

***

O Evangelho do domingo trata de uma questão essencial para as pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo (AMS): sua própria identidade. Jesus sabe que esse é um ponto chave: o que dizem que eu sou? E vocês, o que pensam?

Jesus é Deus, a divina Sabedoria. Além de ter plena consciência de quem Ele era, também já sabia a resposta a sua pergunta. Mas o Senhor, sabedor de nossas limitações e querendo nos ensinar, esperou que os discípulos o informassem do que falava o povo. E todos lhe deram uma identidade diferente daquela que lhe era própria, e que Ele havia demonstrado através de tantos milagres, de inúmeras pregações e atos de caridade. Não, ninguém viu a fundo quem Ele era. Alguns mesmos, levados pela inveja e má-fé, o consideraram como possuído pelo inimigo de Deus e da raça humana.

Quantos de nós, homens e mulheres que sentem atração pelo mesmo sexo, não sentimos a necessidade de uma afirmação exterior para podermos conhecer e definir nossa própria identidade, encontrar um sentido em nossa própria existência, uma finalidade para nossa vida. Quem sou eu de verdade? “Você? Você é gay! Maricas! Acha que engana quem?” “Ah, aquela menina é lésbica com certeza, quem duvida? Ela é até legal, mas ...” O termo pessoa é esquecido. O que se utiliza são rótulos cunhados num mundo em que falta essencialmente a caridade, mesmo nos meios cristãos que frequentamos.

Mas gay, lésbica, homossexual, não são identificações saudáveis? Não são designações para o que eu realmente sou? Não são minha verdadeira identidade como pessoa? A resposta é não. Tais rótulos fogem daquilo que é essencial em nossas pessoas. E que essencialidade é essa? Busquemos na doutrina da Igreja o esclarecimento.

“Deus é amor e vive em Si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Ao criar a humanidade do homem e da mulher à sua imagem [...] Deus inscreveu nela a vocação para o amor e para a comunhão e, portanto, a capacidade e a responsabilidade correspondentes. ‘Deus criou o homem à sua imagem; [...] homem e mulher os criou’ (Gn 1, 27); ‘Crescei e multiplicai-vos’ (Gn 1, 28); ‘Quando Deus criou o ser humano, fê-lo à semelhança de Deus. Criou-os homem e mulher e abençoou-os; e chamou-lhes «Adão» no dia em que os criou’ (Gn 5, 1-2). (Catecismo da Igreja católica, § 2331).

Deus nos criou à sua imagem. Somos imagens do Criador, da Trindade Eterna, vocacionados para amar e para viver em comunidade. Fomos feitos ou homem ou mulher. Mas... não é possível assumir uma identidade diferente?

Compete a cada um, homem e mulher, reconhecer e aceitar a sua identidade sexual. A diferença e a complementaridade físicas, morais e espirituais orientam-se para os bens do matrimônio e para o progresso da vida familiar. A harmonia do casal e da sociedade depende, em parte, da maneira como são vividos, entre os sexos, a complementaridade, a necessidade mútua e o apoio recíproco.” (Catecismo da Igreja católica, § 2333).

Certo. Mas não é a minha “orientação” sexual que diz quem eu sou então?

A pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus, não pode definir-se cabalmente por uma simples e redutiva referência à sua orientação sexual. Toda e qualquer pessoa que vive sobre a face da terra conhece problemas e dificuldades pessoais, mas possui também oportunidades de crescimento, recursos, talentos e dons próprios. A Igreja oferece ao atendimento da pessoa humana aquele contexto de que hoje se sente a exigência extrema, e o faz exatamente quando se recusa a considerar a pessoa meramente como um « heterossexual » ou um « homossexual », sublinhando que todos têm uma mesma identidade fundamental: ser criatura e, pela graça, filho de Deus, herdeiro da vida eterna.” (Carta aos bispos da Igreja Católica sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais).

É católico? Sente atração pelo mesmo sexo (AMS)? Então ouça aquela que é a Mãe e Mestra de toda a humanidade. Não dê ouvidos aos apelos da sereia enganadora das ideologias mundanas. Aceite sua verdadeira identidade, pois não é o que você sente, ordenado ou não, que define quem você é. Você é mais do que rótulos inventados. Só Cristo é a Verdade e o Amor que você procura, ninguém ou nada mais. E o que Ele diz? “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem." (Jo 10, 27). E a voz da Igreja é a própria voz de Cristo, que afirma: "Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?” (Mt 16, 24-26).

Fácil? Ninguém disse que seria. Mas a meta é o Céu! Coragem!

 

Marcos A.

Um comentário:

  1. Belíssimo! Fomos criados a imagem e semelhança de Deus! Diz o salmista; Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.