Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2021

[Atld] Aniversário de 10 anos do Courage no Brasil




Há dez anos, na cidade de São Paulo, começou a primeira célula do Apostolado Courage no Brasil. Depois de vários meses de divulgação do apostolado na internet, quatro jovens se reuniram no Centro Cultural Vergueiro, rezaram juntos, tiveram formação e partilharam sobre seus desafios em seguir o caminho de Jesus Cristo, sentindo atração pelo mesmo sexo. 

Para eles, aquela reunião foi um tempo de graça, uma oportunidade única de falar abertamente sobre os próprios sentimentos e lutas, em um espaço de acolhida e apoio espiritual. Quem estava ali, escutando, sabia o tamanho da cruz do outro, entendia a dimensão dos seus sofrimentos e o valor de cada pequena conquista em praticar a virtude cristã, pois travava o mesmo combate e tinha o mesmo objetivo: a felicidade do Céu. 

Este é o privilégio que o Bom Deus concedeu à obra do Pe. John Harvey, o apostolado Courage, desde sua fundação nos Estados Unidos, em 1980: ser um lugar de encorajamento, oração e dedicação, companheirismo, apoio mútuo e bom exemplo para homens e mulheres que, sentindo atração pelo mesmo sexo, lutam por viver à altura de sua vocação cristã. Um vínculo entre irmãos e irmãs, unidos pelo amor de Jesus Cristo na Cruz. Uma unidade de corações que não precisa da erotização ou das vias destrutivas do pecado. Homens e mulheres, sentindo atração pelo mesmo sexo, podem ter castas amizades com pessoas do mesmo sexo. Como todo filho de Deus, têm um coração que pode amar e ser amado; têm qualidades e dons preciosos que podem ser colocados à serviço do próximo, dentro da Igreja.   

No Brasil, a primeira célula nasceu por iniciativa de fiéis leigos, mas, com a Providência de Deus, vários operários se juntaram a esta obra, incluindo presbíteros e bispos. A doação e a generosidade dessas almas permitiram que a graça de Deus desse fruto e que, hoje, tenhamos várias células espalhadas pelo país, atendendo centenas de pessoas, tanto presencialmente quanto pela internet. Somos imensamente gratos ao Senhor e a cada um desses nossos irmãos por essa união de esforços. 

Para o futuro, pedimos a Deus a graça de perseverar nas Cinco Metas e de alcançarmos nossos irmãos e irmãs que ainda enfrentam sozinhos os desafios da homossexualidade. Rogamos a todos os santos que estão no Céu, a todas as santas almas do Purgatório, em especial às almas santas que heroicamente venceram a luta pela castidade, que rezem por nós. Sob a intercessão de Maria, Sempre Virgem e Mãe de Deus, queremos continuar fiéis à missão do nosso fundador, Pe. John Harvey. Passo a passo, carregando nossa querida cruz, queremos participar do eterno hosana da comunhão dos santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.