Páginas

sábado, 22 de julho de 2017

[Esp] Santa Maria Madalena, modelo de arrependimento e amor


Em Santa Maria Madalena temos um dos exemplos de que, ainda que tenhamos cometido grandes pecados, podemos pedir a Jesus a saúde de nossa alma e amar a Cristo mais do que a qualquer paixão terrena. Mais do que isso, sermos santos. Segue uma reflexão para que nós, homens e mulheres que sentem atração pelo mesmo sexo, sigamos o mesmo caminho dessa grande santa, amando incondicionalmente a Jesus crucificado. Que Ele se torne nosso único e grande amor, por meio do qual aprendamos a amar castamente a todos.


"Vês esta mulher? Entrei em sua casa, Simão, e não me deste água para lavar os pés: ela os regou com as lágrimas e enxugou com os cabelos. Não me deste o ósculo da boa vinda; e ela não cessou,desde que entrou aqui, de beijar-me os pés. Tu não me derramaste óleo perfumado na cabeça; ela me ungiu os pés com perfumes. Por isso te claro: muitos pecados lhe são perdoados, porque ela amou muito. Pois ama menos a quem menos se perdoa."

Assim falou Jesus. E ela, silenciosa, tinha ouvido essas palavras, ela, a pecadora. De joelhos, os olhos ainda embaciados de chorar, tímidos e confiantes, procuraram o rosto do Senhor. O coração diz-lhe que já achou o perdão: sente pousar sobre ela o olhar da caridade, que purifica, perdoa e eleva.

Ali se deu sua conversão. Como se alegra seu coração, quando o Bom Pastor se dirige a ela com palavras doces como mel: Teus pecados estão perdoados. Tua fé te salvou: vai em paz.

Ela se levanta e, silenciosa, como viera, se retira. Não é mais pecadora. Perdoada, santificada, inteiramente transformada, a alma de Madalena nada em felicidade, abrasada de amor divino, de um amor forte, durável e eterno.


No Monte Calvário, encontramos a santa penitente entre as almas eleitas de Nosso Senhor Jesus Cristo. Surda aos gritos blasfemos de uma multidão sacrílega, indiferente às falas sarcásticas e injuriosas, a sua atenção se concentra toda a vítima, que na cruz se oferece ao eterno pai, em expiação dos pecados do mundo. Com o mesmo ardor com que na mocidade se entregava às loucuras da paixão, que a devorava, sem que se deixasse incomodar pela crítica, que a censurava e invectivava, assim na hora suprema do sacrifício sanguinolento, no Gólgota, a vemos ao pé da cruz, com a fidelidade inquebrantável, entregue ao amor divino.

Em Maria Madalena temos o exemplo de como uma grande pecadora se converte, tornando-se grande santa. Tendo este exemplo, os pecadores devem convencer-se de que a grandeza e o número de pecados não é motivo para se entregarem ao desânimo, ao desespero. Como Maria Madalena, também poderão alcançar o perdão das faltas, desde que, semelhantes à grande santa penitente, se resolvam a fazer penitência. O início da conversão de Maria Madalena foi a audição da palavra de Deus. Há muitos que permanecem nos pecados, porque fogem da palavra divina.

Grande foi a mortificação a que Maria Madalena se sujeitou, quando na presença de muitas pessoas, prostrada aos pés do Divino Mestre, fez a confissão pública. Da mesma forma deve o pecador se humilhar, caso queira praticar penitência e obter perdão dos pecados. Deus não lhe exige confissão pública, mas a declaração dos pecados ao sacerdote, no tribunal da penitência. Lembre-se o penitente de que é mais fácil aceitar a humilhação da confissão, do que sofrer penas eternas no fogo do inferno. Maria Madalena não pediu outra coisa, senão o perdão dos pecados. Muitos se aproximaram de Nosso Senhor para lhe pedir alívio das aflições. "Mas esta — diz São João Crisóstomo — pediu a saúde da alma, a libertação das cadeias do pecado e foi atendida imediatamente". É um aviso para nós que, antes de tudo, devemos procurar o bem da nossa alma e pedir a Deus as graças necessárias para salvá-la.



(adaptado do livro NA LUZ PERPÉTUA - VIDAS DE SANTOS, de João Batista Lehmann)


Um comentário:

  1. Maria Madalena foi e é esperança pra mim hoje, assim como na história dela, Jesus me estendeu a mão, me olhou nos olhos e me levantou, me apaixonando por Ele; o meu passado não determina oque Ele é e mim. É bom saber-se amada, despida de mentiras, diante desse Deus, infinitamente bom!
    Obrigada, Courage, por não desistir! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nosso blog

Abaixo você tem disponível um espaço para partilhar conosco suas impressões sobre os textos do Apostolado Courage. Sinta-se à vontade para expressá-las, sempre com respeito ao próximo e desejando contribuir para o crescimento e edificação de todos.